Colégio-Escola Arcoverde

Colégio-Escola Arcoverde
Mehor-yê Lach-me yê Oxóssi e Mahor-yê Lach-me yê Obá

GoogleTranslate

terça-feira, 7 de agosto de 2018

ABC do Xamanismo Tolteca - TEMAS PARA TEXTOS E REFLEXÕES

Resultado de imagem para livros de carlos castaneda
Imagem Id: https://img.bertrand.pt/images

******

"Parece natural pensar que o guerreiro que pode ficar firme diante do infinito, pode certamente enfrentar impunemente os pequenos tiranos, mas não é necessariamente assim. O que destruiu guerreiros soberbos nos tempos antigos foi confiar nessa suposição.



Nada pode temperar tanto o espírito de um guerreiro quanto o desafio de lidar com pessoas impossíveis, ainda mais em posições de qualquer forma de poder.



Só sob essas condições, os guerreiros podem adquirir a sobriedade e a serenidade para suportar a pressão do incognoscível." 

- Carlos Castañeda, O Fogo Interior -


Resultado de imagem para sobriedade e a serenidade
Image Id: https://blogdorogerinho.files.wordpress.com/2014/04/ora_o_da_serenidade.jpg

******

"- Você ainda não está verdadeiramente pronto para fundir sua realidade de sonho com sua vida cotidiana. Precisa recapitular mais a sua vida- disse Dom Juan." 

- Carlos Castañeda,A Arte do Sonhar - 


Resultado de imagem para fundir sua realidade de sonho
Image Id: https://c7.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/B5207f9f4/21031176_lq9Vr.jpeg

******

"Sólo como guerrero se puede sobrevivir en el camino del

conocimiento - dijo 

- Porque el arte del guerrero es equilibrar el terror de ser hombre 

con el prodigio de ser hombre." 

- Carlos Castañeda (VI: 365) -


Resultado de imagem para el prodigio de ser hombre
Image Id: http://buenosdiasmexico.com.mx/images/Cuantos-anos-vive-un-hombre.jpg

******

"Quando se vence o medo e a clareza, surge o terceiro inimigo: o poder. Com a capacidade de controlar o medo e com a poderosa visão que a clareza proporciona, naturalmente se adquire poder. A capacidade de influenciar outras pessoas, de transformar estruturas, de atingir objetivos com facilidade, de obter percepções extra-sensoriais, de mobilizar e canalizar intensas energias. E o poder é sedutor, um inimigo perigoso, tamanha sua força.

Depois de ter vencido o medo, conseguido a clareza e obtido poder, começam as tentações e testes. E muitos sucumbem. Ao invés do poder ser utilizado para abrir caminhos para a evolução humana e da sociedade, torna-se uma habilidade usada exclusivamente para proveito próprio, para satisfazer o ego. Surge a falsa necessidade de comandar, de ser um líder insubstituível, de ter a certeza sempre, de ter súditos e admiradores, de colocar as pessoas e processos sob controle pessoal. E esse processo nunca cessa: é preciso cada vez mais poder para se manter no poder.

E as pessoas se tornam escravos do poder, se perdem em seu ego e se tornam pessoas frágeis. Pessoas que externamente podem até ser vistas como poderosas, mas são crianças profissionais: brincam com a vida alheia sem responsabilidade, sem ter consciência de que os fantoches são eles. Na primeira decepção ou quando enfrentam um adversário de valor, colocam a culpa no mundo pela sua própria fraqueza: o poder sugou toda sua energia.

Esquecem que cada caminho é apenas um caminho e que cada um deve buscá-lo dentro de si, nos seus corações. Pode-se até auxiliar outras pessoas, mas ninguém tem autoridade para dizer para alguém qual é o melhor caminho a ser seguido. Isso cada um deve descobrir por si. O poder é realmente tentador e muitos sucumbem, talvez na classe política isso seja mais evidente, mas isso acontece em todas esferas da vida humana.

Só que o poder também pode ser utilizado como um aliado. Essa capacidade e esse brilho que o poder traz podem ser canalizados para o Espírito, pode-se agir de acordo com o Coração, pode-se colocar como um instrumento das Forças da Vida. Pode-se utilizar essa capacidade para construir um mundo melhor para todos, para transformar positivamente a vida dos que cruzam nosso caminho, ajudar as pessoas acender o próprio fogo interior, a transformar as estruturas da repetição, a criar a Diferença.

Enfim, pode-se usar o poder para quebrar os processos de reprodução desse descalabro social e ambiental: creio que é esse o desafio para quem adquiriu e está adquirindo poder. Um enorme desafio e que não se resolve de uma vez, é sempre um caminho, mas um caminho ao mesmo tempo individual e coletivo, um caminho com o coração, uma busca pela impecabilidade. É a ânsia pela perfeição, pela justiça, pela verdade. E isso se reflete em atos cotidianos, não apenas em grandes obras!"


- http://despertarcoletivo.com/os-quatro-inimigos-do-homem-de-conhecimento


Resultado de imagem para o poder também pode ser utilizado como um aliado
Image Id: https://insider.com.br/wp-content/uploads/2015/11/2015-12-17-grupo-focal-680x349.png

******

Impecabilidade e Energia - O Casulo Luminoso básico dos entes humanos.

'O mundo não cede a nós diretamente, a descrição do mundo se interpõe. 

Assim, a bem dizer estamos sempre um passo afastados do aqui-agora, e nossa experiência do mundo é sempre uma recordação da experiência. 

Estamos constantemente recordando o instante que passou, que sucedeu. Recordamos, recordamos, recordamos... 

Se toda nossa experiência do mundo é recordação, então não é assim tão absurdo concluir que um Homem-de-Conhecimento possa afinal estar em dois lugares ao mesmo tempo para a percepção de um outro, mas para o Homem-de-Conhecimento recorda-se de dois instantes únicos e isolados, porque a cola da descrição do tempo não o prende mais.(...) 
Solidez, corporalidade, são recordações. Portanto, como tudo o que sentimos a respeito do mundo, são recordações que gravamos. Recordações da descrição. (...) 
Um guerreiro fluído não pode mais tornar o mundo cronológico.
Somos seres luminosos e tudo o que somos, ou tudo o que sentimos, deixa sinais em nossas fibras do Casulo luminoso. (...)
Pra perceber isso é preciso estacionar o Diálogo Interno o suficiente para que o Ponto de Aglutinação se desloque na posição que permite Ver, diretamente e sucintamente o fluxo de energia-emanações. (...)
Sempre que o diálogo pára, o mundo entra em colapso e aspectos extraordinários dos entes humanos emergem, como se tivessem sido mantidas numa guarda severa por nossas palavras compulsivas e ansiedade. 
Você é o que é porque se diz a si mesmo que é assim assim... 
A vida apertada de um pretendente ao Espírito o conduzirá a impecabilidade com sua energia e o poder pessoal o conduzirá ao Conhecimento. (...) 
D. Juan disse que a forma de cogumelo era a forma básica dos seres humanos quando eram Vistos por um vidente de muito longe, mas quando defronte da pessoa, a qualidade humana aparecia em forma de um ovo ou casulo de fibras luminosas. 
O brilho dos entes humanos é especial e que o distingue de outras formas orgânicas. 
Explicou que os entes humanos são repletos de configurações que poderiam ser desejos, problemas, tristezas, preocupações,e por aí em diante. 
Assegurou que somente um vidente impecável poderia desvendar o significado dessas configurações no casulo humano. 
Disse que durante o processo de liberação dos apegos e laços, as formas do casulo se modificam grandemente, tornando-se leves e saltitantes, de variadas formas, de cogumelos se tornam mais como taças invertidas de boca pra baixo até como linha que se projeta para o infinito, levadas pelo deslocamento intentado do Ponto de Aglutinação. 
D. Juan disse mais, que o numero 48 era o numero que nos tornava seres humanos.' 

Coligido e baseado em Porta Para O Infinito, Carlos Castañeda - Vicente Medrano 


Resultado de imagem para deslocamento intentado do Ponto de Aglutinação.
Image ID: http://4.bp.blogspot.com
******

Xamanismo e Consciência: 



******

Elementais e Elementares:


Image by Google
******

A nossa visão de mundo racional, através de muita repetição e do consenso coletivo, acaba se transformando em uma prisão. Uma prisão frequentemente cinzenta, apertada, solitária e quase impossível de se escapar. Os videntes toltecas, através de séculos de investigações, chegaram à compreensão cristalina de que a pedra angular que sustenta essa visão de mundo é a nossa Autoimportância Pessoal excessiva. A IDEIA e imagem que temos de nós mesmos.

Gastamos toda nossa energia defendendo essa imagem dos ataques reais e imaginários que sofremos dos outros, como se fosse nosso bem mais precioso.

Os toltecas foram mais além e perceberam que quando nos entregamos a sentir pena de nós mesmos, estamos na verdade apenas repetindo essa mesma rotina de colocar nossa própria vaidade em primeiro plano.

Perceberam que o jeito como cada ser humano perpetua a Autoimportância Pessoal é conversando consigo mesmo continuamente, e que essa tagalerice nos tira da consciência da vida acontecendo agora, no presente, sempre pensando em algo que se passou no passado ou pode vir a passar no futuro.

Assim, descobriram uma série de medidas práticas pra desenvolver a força interna necessária para silenciar o diálogo interno e romper com essa escravidão mental. E chamaram a esse conjunto de medidas de Caminho do Guerreiro.

Os guerreiros e guerreiras sabem que seu tempo na Terra é curto demais, que a vida é preciosa, e aprendem a tomar consciência de sua Morte iminente para fazer cada momento contar. Quando lidam com um problema, aprendem a não se desesperar nem lamentar, pois assumem a responsabilidade pelos seus atos que o conduziram até aquela situação. E ao invés de tomar as coisas como tragédias ou bençãos, aprendem a tomá-las como desafios, onde só o que conta é dar o seu melhor. E quando estão obcecados com algo, se aconselham com sua Morte e lhe perguntam se aquilo realmente importa tanto. e Ela lembrará que a única coisa que importa é que ainda não os tocou.

Os guerreiros e guerreiras aprendem lentamente a se apagar, deixando de contar o tempo todo o que fazem e fizeram e estão fazendo, dissolvendo pouco a pouco as expectativas sólidas, formadas e fechadas que as pessoas - e elxs mesmos - têm a seu respeito.

Há duas grandes artes às quais os guerreiros toltecas se dedicam a aperfeiçoar: a Arte da Espreita e a Arte do Sonhar.

O domínio da Arte da Espreita, ou Arte da Loucura Controlada, é o paradoxo de saber se desprender de todas as situações, pensamentos e emoções, e ao mesmo tempo, estar intensamente imerso, alerta, integrado e participativo na ação.

A Arte do Sonhar é a prática de adquirir consciência de si nos Sonhos, que pode ser aperfeiçoada a ponto de transformar os Sonhos em uma "segunda vida", tão ou mais real do que a vida habitual, e com possibilidades infinitamente mais amplas, tornando os sonhadores capazes de acessarem estados de consciência extraordinários sem precisarem de substâncias de poder.

A energia economizada na redução da vaidade se converte no que os toltecas chamam de Poder Pessoal, um tipo de vibração que começam a sentir no interior do corpo, que faz com que se sintam cada vez mais viv@s, presentes, sábi@s, confiantes, seren@s, e que faz as coisas agirem misteriosamente a seu favor.

Compenetram-se nesse poder interior para silenciarem suas mentes, por poucos segundos de cada vez no começo, e pouco a pouco por períodos mais longos, passando a Sentir mais, e Interpretar menos a vida.

Quando a guerreira-o acumula suficiente Silêncio Interior, chega um momento mágico de ruptura que os toltecas chamam de "Parar o Mundo", quando a nossa interpretação se desliga e o Mundo deixa de ser o que sempre foi, abrindo as portas da Segunda Atenção.




Resultado de imagem para "Parar o Mundo"
Image Id: http://nao2nao1.com.br/wp-content/uploads/2010/12/parar-o-mundo.jpg


******



Resultado de imagem para libros de carlos castaneda
Image ID: http://1.bp.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Casa do Pai tem muitas moradas. Se aqui você encontrou um pouso, um descanso, um novo olhar deixe seu comentário, um feedback. Sua apreciação ou não. Existem muitas formas de comunicação e o silêncio e o anonimato também deixam marcas e considerações. Tenhamos todos uma vida extraordinária. Salve Nossas Forças! Axé! Jáh! blesses for we all!